Páscoa na Suécia

Visita dos Påskkäringar no Skärtorsdag (Quinta-feira Santa).
 
Minha decoracão da Páscoa
 
PÅSKKÄRING
É incerto quando a tradicão de Páscoa das criancas se vestirem de Påskkärring (bruxas da Páscoa) comecou na Suécia, mas a prática  se espalhou nas cidades do oeste da Suécia em meados de 1800.  Portanto, as primeiras bruxas da Páscoa datam do início de 1800 ou antes. As Påskkäringar foram relatadas principalmente em Bohusläm, Dalsland, Värmländ e partes do oeste principalmente durante o Sábado de Aleluia elas saiam com sacolas para mendigar.
Atualmente, é comum na Suécia meninos e meninas vestirem-se como Påskkäringar. Uma Påskkäringa veste-se tradicionalmente com vestido, avental e lenco. A alternativa para os meninos é vestir-se como Homens da Páscoa com paletó, chapéu e bigode. Há também criancas que vestem-se como gatos ou cachorros.
Juntas, as criancas andam pela visinhanca tocando a campainha para desejar Feliz  Páscoa e entregam cartões desenhados por eles, Em agradecimento são dados doces, moedas ou pequenos presentes. Os presentes são coletados em cestas, sacolas ou potes de café, após a coleta os doces e presentes são repartidos igualmente entre as criancas.
No oeste da Suécia, o dia mais comum para as Påskkäringar é o “Påskafton” que significa véspera da Páscoa, o Sábado de Aleluia, enquanto o resto do país o dia tradicional é o Skärtorsdag (quinta-feira anterior a Sexta-feira Santa). Hoje em dia é comum as criancas se vestirem de Påskkäring nas escolas e pré-escolas.
Foto: Wikipedia
 
Foto: Wikipedia
 
Foto: Wikipedia
 
SEMANA SANTA SUECA
Skärtorsdag – Quinta-feira Santa ou dia da celebracão da Santa Ceia  (meio expediente)
Långfredag – Sexta-feira da Paixão (feriado)
Påskafton – Sábado de Aleluia  (feriado)
Påskdagen – Páscoa  (feriado)
Annandagpåsk – Dia depois da Páscoa  (feriado)
Fontes:

2 ideias sobre “Páscoa na Suécia

  1. Lucy Mace

    Hej, legal, tenho saudades dessas bruzinhas q vinha na minha casa, todo ano… agora moro na roça e ñ tem crianças e nem vizinhos perto. No verão eu tenho umas vacas q vem pastar aqui perto ….Vi hörs!

    Curtir

    Resposta
  2. Maria Helena

    Eu já vi as bruxinhas por aí mas eu ainda não tinha lido o porquê. Apesar de eu morar aqui eu sou meio desligada com essas coisas. Ou são essas bruxas que tem a ver com uma montanha azul?Naveguei agora…Beijos

    Curtir

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s