Doenca do Carrapato – Anaplasmose

Anaplasmose é uma doença infecciosa que é causada pela bactéria Anaplasma phagocytophilum ou Anaplasma platys que ataca as células brancas do sangue. Anaplasma foi anteriormente conhecido como Ehrlichia, assim você pode ouvir esta doença referida como Erliquiose. Tanto cães como  gatos podem ser infectados.
 
O Carrapato transporta esta bactéria para o animal através da picada. Avalia-se  que esse carrapato deverá se  alimentar por 24 horas ou mais, para transmitir a infecção podendo ainda,  infectar o seu cão ou gato com outros parasitas, incluindo a bactéria que causa a doença de Lyme  ou outros tipos,  causando assim,  infecções múltiplas.
 
 
 
Quais são os sintomas de Anaplasmose?
 
 Muitos animais de estimação têm infecções assintomáticas. Os sintomas da anaplasmose desenvolvem-se de repente. Os mais comuns são febre alta, letargia, dor nas articulações e inchaço (isso pode ser dramático). A perda de apetite aparece e eles não se locomovem, ficam tristes e parados. Outros sinais de infecção incluem vômitos, diarréia e sinais neurológicos. Alguns animais de estimação podem desenvolver danos no fígado e rins, como resultado dessa infecção.
 
Outros animais podem desenvolver hemorragias que aparecem como hemorragias nasais, sangue na urina sendo esta última, mais grave.
 
 
 
Como é Anaplasmose é diagnosticada?
 
Através de exame de sangue cujo teste serve para Anaplasmose, doença de Lyme, erliquiose canina, bem como para dirofilariose.
 
Em pacientes com sintomas de Anaplamose, é urgente um hemograma completo (CBC) e perfil bioquímico.
 
O exame avalia as células que circulam na corrente sanguínea. A maioria dos pacientes com Anaplasmose terão a contagem de células anormais. Os glóbulos brancos (WBC), o os vermelhos (RBC), bem como  a contagem de plaquetas são geralmente baixos. As plaquetas são necessárias para a coagulação do sangue, qualquer alteração, podem ocorrer hemorragias.
 
O perfil bioquímico é muito importante para avaliar os órgãos internos garantindo que não há comprometimento.
 
Qual o tratamento?
 
Doxiciclina é um antibiótico usado para tratar Anaplasma. A dose é de uma ou duas  vezes ao dia, dependendo da situação, durante 4 semanas. Às vezes, é necessário que  o tratamento se prolongue por mais tempo; especialmente se houver outras infecções envolvidos. É comum achar que cães com anaplasmose são co-infectados com a bactéria Lyme.
 
Em casos graves, a internação para tratamento avançado é muitas vezes necessária.
 
Qual é o prognóstico?
 
Com o tratamento adequado o prognóstico é bom. A maioria dos animais responde dentro de 1-4 dias e se recuperam completamente ao longo de um período de semanas.
 
Como evitar?
 
O Controle efetivo do carrapato é vital. Aplicação mensal de medicamentos controle do carrapato é atualmente a melhor forma. Os carrapatos que transmitem essas doenças são ativos sempre que a as temperaturas estão quentes, mas mesmo no inverno, como prevenção, é preciso. É recomendável durante todo o ano.
 
Ter essa infecção não livra o animal de ter novamente a doença .
 
Posso “pegar” a Anaplasmose do meu animal de estimação?
 
Não, você não pode ser infectado diretamente via seu animal de estimação. Os seres humanos adquirem a Anaplasmose da mesma forma que os animais, por picada de carrapato. Se seu animal está infectado, então Anaplasma está na sua área. Combata o carrapato, ele é o grande vilão da estória toda.
 
Se o seu animal está triste e sem comer, não perca tempo, consulte o seu Veterinário, ele pode está infectado e essa doença mata o cão ou gato em pouco tempo.
Fonte: DrPet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s