Olimpíadas de Inverno de Sotji 2014

Ontem, 07 de fevereiro, foi a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sotji 2014 na Rússia. Dizem os jornais que o governo Putim gastou algo em torno de 50 milhões de dólares na organização, o que faz desta a mais cara da história dos jogos até então, para maquiar uma das mais problemáticas e controversas de todos os tempos. Digo controversas, pois os jogos olímpicos tem em seu fundamento a união dos povos, a prática de esportes, a solidariedade, e os direitos humanos.

A página do Google esta semana assim como de costume, exibiu uma homenagem aos Jogos Olímpicos de Sotji, tendo como fundo as cores da bandeira do movimento GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes) como uma mensagem direta ao governo Putin, mostrando-se assim como o resto do mundo, contrários à política homofóbica do governo.  A imagem traz ainda um trecho da Carta Olímpica onde mostra que a idéia principal é a integração e não a segregação, como mostra abaixo:

“A prática de esporte é um direito humano. Todo indivíduo tem que ter a possibilidade de praticar esportes sem descriminação  de nenhum tipo e com o espírito Olímpico que requer um entendimento recíproco com um espírito de de amizade, solidariedade e jogo limpo” . (Tradução livre)

Imagem Google

Imagem Google

Vladimir Putin, presidente da Rússia, tem se mostrado extremamente opressor para aqueles que não compartilham de suas idéias, e a sua política de tratar como criminosos os membros da comunidade Gay tem sido muito mal recebida. Para melhorar sua imagem perante o mundo, Putin mandou libertar um mês antes dos jogos com a finalidade de mostrar a todos a sua benevolência, todos os prisioneiros que de alguma forma foram condenados por protestarem contra os atos do seu governo. Na verdade, era apenas uma fachada para evitar que muitos países, assim como o público deixassem de comparecer aos jogos. Nesta lista de prisioneiros, estava também a bióloga gaúcha Ana Paula Maciel, ativista do Greenpeace que foi presa juntamente com outros ativistas por participar de atos de protesto para a proteção do continente ártico.

A bem da verdade, Putin está agindo assim como Hitler durante as Olimpíadas de Berlim de 1936, cuja finalidade principal era mostrar ao mundo as maravilhas da raça ariana. Os nazistas da Berlim de 36 tinham como plano principal propagar suas idéias e não pouparam para isso. O orçamento foi ampliado em 20 vezes, tendo como resultado a criação do maior e mais moderno complexo esportivo até o momento, o Reichssportfeld, hoje conhecido como Olympiapark Berlin.

Por ironia, em Sotji 2014, a delegação da Alemanha foi a única que mostrou de alguma forma o descontentamento com a política homofóbica do presidente Vladimir Putin, colorindo o uniforme de sua delegação com as cores da bandeira do movimento gay. Heja Tyskland!

alemanha

Fonte: Google

A Suécia também mostrou-se nada satisfeita com a situação lançando um vídeo no qual mostra algumas personalidades gays, assim como pessoas comuns, em um total de 2000 pessoas que se reuniram no Estádio Olímpico de Estocolmo com o lema “Viva e deixe o amor” dirigido diretamente contra a Rússia e suas leis anti-GLS cantando o hino russo. O vídeo tem a finalidade de fazer com que as pessoas ao ouvirem o hino da Rússia tenham em mente a imagem do movimento gay.

Kärleksprotesten mot Vladimir Putin – Reportagem do Jornal Expressen.se

Curiosidade: Foi na Olimpíada de Berlim de 1936 que foi criado o revezamento da tocha olímpica que existe até hoje. 

3 ideias sobre “Olimpíadas de Inverno de Sotji 2014

  1. freitasmh

    Não estou acompanhando os jogos.
    Não como forma de protesto, como muitos, mas pelo simples fato de não ter TV mesmo. Curti muito os reclames que fizeram para protestar por mais igualdade.
    Fico na torcida por um mundo melhor…

    Curtir

    Resposta
    1. karinebackman Autor do post

      Eu acho que deixar de assistir aos jogos como forma de protesto é também uma forma de concentir os mandos e desmandos do Ditador.
      Temos que assistir por dois motivos:
      1. Para ver os absurdos por ele cometidos e poder contar ao mundo.
      2. Porquê os atletas que estão competindo lá merecem todo o apoio pelo esforço dos treinamentos, pela abnegação a família em detrimento de um sonho olímpico que é a meta principal de suas vidas.
      Gente, será que alguém já parou para pensar que o nosso Brasil está quante pra danar e ainda assim temos um delegação de 20 atletas em Sochi?
      Eu me sinto a tal vendo minha linda bandeira sendo mostrada em terras geladas, mesmo sabendo que não temos chance em pódium, mas espírito olímpico é isso aí! Participar!

      Curtir

      Resposta
  2. SunLight

    Acho que estou desatualizada, apesar de viver na Europa. Mais pelo pouco que ouvi dizer a polêmica tem a ver com o movimento gay.
    Não sou a favor do Putin, ou do Obama, ou seja lá de quem for… mas pelo que percebi foi proibida a propaganda gay para “crianças”.

    Curtir

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s