Trabalhar na Suécia

Eu tenho recebido várias perguntas de meninas que sonham em vim para a Suécia a respeito das possibilidades de emprego por aqui. O curioso é que muitas delas não tem uma formação universitária – assim como eu – e nenhuma idéia do que querem fazer por estas bandas, mas querem saber quanto irão ganhar.

Como disse, não tenho nenhum curso universitário completo – tranquei a facul por falta de grana – mas tenho experiência de trabalhos anteriores no Brasil. Tenho alguns cursos profissionalizantes que participei e me qualifiquei para um possível plano B (manicure, depilação, massagem Shiatsu e solda Tig/elétrica), fiz também por alguns anos um curso de inglês e ensaiei um namoro com a língua sueca. Tudo isso parece um pouco demasiado ou louco, mas na verdade é apenas uma parte do “meu” processo de prepareção antes da mudança definitiva.

O que eu quero frisar, é que mesmo com todos os meus planos e cursos – assim como se eu tivesse terminado minha facul de administracão – isso não significa que consegui um emprego no momento que cheguei aqui. Eu, assim como muitas pessoas que eu conheço, estou na luta já há 4 anos e ainda não consegui o emprego que eu tanto sonho. Tenho um emprego sim, mas é de köksbiträde (assistente de cozinha) em um hotel já fazem 3 anos e uns quebrados, não por ter uma carinha linda ou ótimo currículo, mas porquê tive um QI (famoso Quem Indica). Minha sogra é a gerente do local e me arrumou o emprego temporário que virou permanente pelo meu esforço.

Engraçado é que quando eu falo para a minha família e amigos no Brasil sobre o meu trabalho, o povo fica horrorizado, chocado e fofocas e risadinhas correm solta. Como pode sair do Brasil para lavar louça na Europa??? Aqui na Suécia não tem isso, este tipo de classismo ridículo, köksbiträde é um emprego digno como outro qualquer e paga minhas contas muito bem e ainda sobra. Para se ter uma idéia, eu não trabalho no meio de um monte de imigrante que não tiveram outra oportunidade e acabaram na cozinha, na verdade eu sou a única invandrare (imigrante) em toda a empresa. E o pessoal adora ter a chance de conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura e culinária, o que faz com que às vezes eu tenha a chance de preparar algumas delícias como uma feijoada para 50 pessoas, quindins, coxinhas, e outras coisas bem tradicionais da nossa cozinha para a suecada.

Outra coisa fundamental é que não muito tempo atrás, empregos como cozinheiro, garçom, faxineiro ou trabalhos na linha de montagem das fábricas eram exclusivamente para pessoas que como eu chegam de fora sem nenhum conhecimento, ou experiência no país e ocupavam estas vagas. Hoje a realidade mudou, e estas vagas tem sido disputadas também pela suecada, principalmente jovens que estão saindo dos ginásios à procura de um lugar ao sol. Sem falar que como já havia citado antes, não há nenhum tipo de diferenciação entre um trabalhador de escritório com os operários das fábricas e hotelaria, não exite preconceito quanto à sua profissão. Nos ginásios já existem cursos voltados para estas áreas. Cursos como: servitör (garçon), målare (pintor), elektriker (eletricista), byggare (carpinteiro), e barn och frittid (recreação) são alguns dos cursos mais comuns aqui na Suécia e são bem disputados, pois os alunos já saem preparados para o mercado de trabalho.

Então, prepare-se! Se tem a intenção de morar na Suécia já venha com o espírito da batalha preparado pois o mercado não está fácil e emprego não está sobrando para todos os que querem trabalhar. Entenda que ao chegar em terras suecas, o primeiro passo é aprender a língua. Eu não digo aprender o “de buqui is om the teibow”, mas realmente aprender a se comunicar em sueco, pois embora o inglês seja considerado uma segunda língua, você não pode morar aqui pensando apenas em “se virar” em inglês. Primeiro: porquê se você for trabalhar com pessoas mais idosas as mesmas não falam inglês como os jovens que estão saindo da escola, e segundo: porquê é uma falta de respeito com as pessoas do país que o estão acolhendo, que você não se esforce o mínimo para falar a língua local. Ninguém é obrigado a te entender por você ser de um país deferente com um idioma estranho, mas você é “obrigado” a se fazer entender, entendeu????

Quer saber mais sobre o mercado de trabalho sueco, leia (aqui)(aqui)

6 ideias sobre “Trabalhar na Suécia

  1. bebis.ray

    É aventureira, não é fácil mesmo não! Muita gente sonha ainda com esse lance de morar na Europa, com aquele tão falado glamour, ele até existe, mas a gente não o encontra em toda esquina, como o Globo Reporter ou o Fantástico mostram.

    Vale lembrar, que, por exemplo, no caso da Suécia, se preza qualidade de vida, o bem estar social, que uma simples faxineira, tem dinheiro o suficiente para viajar mundo afora (com planejamento), tem uma vida relativamente confortável e por isso, uma faxineira, não é simplesmente uma faxineira, como vemos em muitos países e por isso é um emprego bem concorrido aqui, não é mais um mero emprego para imigrantes, sueco está na briga também, estão todos na luta! E acho muito bom que jobs modestos como esse sejam valorizados, pois contribui, por exemplo, para a diminuição da diferença entre as classes socias!

    É isso guerreira, continuemos à luta! Ela não pode parar!
    Um grande beijo!! ❤

    Curtido por 1 pessoa

    Resposta
  2. Pingback: Enfim, o tão esperado emprego | Uma Caipira na Suécia

  3. franscisco lenlison da silva

    quero trabalhar como motorista proficional,em cozinha ,jardinagem,cuidador de caes ,gorçon ,pintor,cuidar de crianças,lavar louças.=meu contato =84-8609-7574

    Curtir

    Resposta
  4. karinebackman Autor do post

    Francisco,
    Infelizmente eu não tenho como te ajudar. A situacão aqui na Suécia em relacão à empregos anda bem complicada. No momento, eu mesma estou à procura de uma nova oportunidade que não aparece. Mesmo estando aqui já há algum tempo, falando a língua e tendo visto não faz com que as chances aumentem. O mercado está em baixa. Caso você fale inglês e tenha algum conhecimento de sueco, te aconselho a mandar currículos para as grandes empresas daqui, vai que alguma delas se interesse e entre em contato com você e assim conseguirá o seu objetivo mais facilmente.

    Boa sorte!

    Curtir

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s