Socorro, quero sair do Brasil!

Ultimamente parece que a galera meio que criou uma ojeriza do Brasil. Todo mundo reclamando da situação, e ninguém fazendo nada para mudar a mesma, mas não é este o ponto. O negócio é que todos querem imigrar para algum país rico e lindo na Europa, ou até mesmo para USA sem ao menos pensar nos prós e contras da idéia.

Este vídeo do Porta dos Fundos é uma sátira com um extremo fundo de verdade. Para nós que estamos aqui fora e que de alguma forma acompanhamos o noticiário, sentimos que a coisa está ficando complicada. O Charlie Hebdo (jornal francês que publica charges ofencivas contra tudo e todos) por sua vez, ajudou bastante para piorar ainda mais o negócio. O fato é que de forma geral, os países da Europa criaram uma islamofobia que tem afetado à todos, e não apenas aos mussulmanos.

Cada dia que passa está ficando mais complicado para se aplicar para vistos em qualquer país, e as fronteiras ficando cada vez mais vigiadas. Para nós brasileiros, a situação ainda não está assim tão restrita como costuma ser na Espanha, mas as coisas estão mudando. Muitos partidos de extrema direita, nazistas por vocação, estão disseminando a idéia de que imigrantes destroem a cultura e oportunidades dos nativos, e esta idéia vem tomando uma proporção absurda.

A Suécia e a Alemanha, por exemplo, tem tentado de todas as formas conter o crescimento dos extremistas sem sucesso e estes partidos tem alcançado lugar importante nos governos. Aqui na Suécia, estas idéias tem sido sustentadas pelo SD (Sverigedemokraterna) que nas últimas eleições cresceram de 6 para 13% e tem feito uma verdadeira bagunça no Parlamento tendo com única proposta de governo a diminuição do número de imigrantes no país.

Os protestos dos extremistas tem se espalhado por aqui, não tenho um controle total da informação, mas hoje li no jornal que o Pegida, movimento surgido na Alemanha com o intuido de lutar contra a islamização da Europa, deu entrada em um pedido junto à polícia de Malmö para fazerem uma manifestação no dia 9 de fevereiro, no centro da cidade, e assim demostrarem sua indignação contra tal. O Pegidas, já realizou protestos em Olso, capital da Noruega, Copenhagem, Århus e Esbjerg, na Dinamarca, juntando centenas de manifestantes. Aqui em Malmö, estão previstos cerca de 200 manifestantes, porém, do jeito que a coisa anda tudo pode acontecer inclusive um grande número de manifestantes contra a manifestação em si podem aparecer, como aconteceu em Jönköping no ano passado contra uma manifestação do Partido Nazista Sueco, e a coisa perder o controle.

Então, para você que pensa realmente em sair do Brasil, aconselho a dar uma boa lida nos jornais e se informar sobre a condição política do país em que planeja fazer moradia nos próximos anos de suas vidas, afinal, uma má escolha pode te deixar em uma situação realmente delicada. Dificultando desde a adaptação cultural quanto ao acesso à emprego, estudos e a bonansa tão sonhada. Ok?

Kram och puss allihopa 😉

 

 

 

Uma ideia sobre “Socorro, quero sair do Brasil!

  1. SiL

    Oi Karine,
    Recentemente, um partido da extrema direita conseguiu ser a terceira forca politica nas últimas eleições grega.
    Tb tem conseguido destaque em França. O atual governo inglês Tb tem sofrido pressão para conter a imigração. Esses são mais alguns exemplos a somar aos q citou.
    Eu acho que mais importante do que ser simplesmente contra a imigração, é criar mecanismos de integração para o imigrante. Um imigrante integrado custará muito menos ou não custará para a sociedade.
    Eu vivo noutro país da Europa q Tb tem recebido muitos imigrantes e, principalmente, muçulmanos de países em guerra, bem como africanos.
    Estes imigrantes deixam sua terra, sinto que não por quererem, mas por necessidade, é a vida ou a morte. Claro, q há excepções para confirmar a regra.
    No caso, do Brasil, não há situação de guerra, mas há um brutal aumento do custo de vida, sem melhoria das condições de vida. No entanto, há emprego no Norte do Brasil, e há no Brasil condições de mudar a atual realidade com um firme combate à corrupção e violência, e sobretudo o Brasil mudaria para melhor se todos praticassem o civismo diariamente.
    Pq é a organizada utilização dos recursos provenientes dos impostos, bem como o civismo que faz a qualidade de vida em alguns países europeus que tantos brasileiros , e não só gostariam de viver.
    Por isso, apesar de eu ser também critica da reportagem da Globo sobre a Suécia, Tb vejo nela possibilidades de mudança para o Brasileiro, como foi a horta comunitária e reciclagem, q falta implantar em TODO o Brasil.
    Eu Tb tenho um blog e pretendo, em breve, apresentar algumas pequenas, mas grandes iniciativas para integração do imigrante na cidade que vivo.
    Bjs

    Curtir

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s