Departamentos Suecos


Migrationsverket – Serviço sueco responsável pela emissão de vistos e cidadania. Toda a documentação enviada para as Embaixadas e Consulados no Brasil e em outros países para a solicitação de visto por vínculo familiar, estudo, trabalho e asilo de guerra e/ou político, e cidadania é reenviada para este departamento onde eles serão analisados e deferidos. Portanto, se sua resposta ainda não saiu é lá que você deverá entrar em contato para saber sobre o andamento do processo.

Skatteverket – É o departamento fiscal e administrativo da Suécia, responsável pelo registro de pessoas (registro de nascimento, casamento, divórcio, óbito e personnummer, assim como a emissão de carteira de identidade) e empresas (abertura e encerramento). O Skatteverket também é responsável pela fiscalização do recolhimento de impostos de pessoas físicas e jurídicas e o seu devido reembolso.

Tullverket – Departamento sueco responsável pela importação e exportação de produtos e animais. Se pensa em trazer seu pet para viver na Suécia junto com você, ao chegar no aeroporto deve se reportar a este setor e apresentar toda a documentação do seu bichinho. Caso você tenha um visto de permanência e comprove que é um animal de estimação não pagará taxa de importação, caso contrário, prepare o seu bolso!

Försäkringskassan – Assim como o nosso INSS no Brasil, é o responsável pelo pagamento de aposentadorias e dos bidrags. Försäkringskassan é o serviço social sueco de onde as pessoas “carentes” recebem as bolsas para o pagamento de: alugel (bostadsbidrag), licença maternidade e paternidade (förälderbidrag), auxílio doença (sjukbidrag), auxílio criança (barnbidrag – este é pago até os 16 anos) e por aí a fora… É neste departamento que a galera costuma se encostar e ficar, e não estou falando apenas de estrangeiros que descobrem as tetas do governo, existem sim vários suecos legítimos se fazendo de coitadinhos para dar golpe no bolsa família também, viu? Não é uma exclusividade apenas de nós brazucas.

Arbetsförmedlingen – “Supositóriamente” como diria do Didi do saudoso programa “Os Trapalhões”, é o departamento sueco responsável por guiar as pessoas desempregadas à um novo posto de trabalho, mas ao contrário disto, apenas complica todo o meio de campo, fazendo com que o cidadão, assim como eu, perca um tempo enorme com atividades improdutivas e infundadas, oferecendo-lhes os famosos bidrags ou, em outras palavras: dando peixe ao invés de ensinar a pescar.  Eu acredito que o AF é o departamento sueco mais ineficiente de todos!

CSN – Departamento sueco responsável pelo pagamento das bolsas e empréstimos estudantis para cidadãos suecos ou estrangeiros com vistos permanentes (PUT) ou cidadania. CSN também é o responsável pela cobrança da devolução do empréstimo estudantil após a conclusão dos estudos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s